Menu

Uma Escola... Uma Família... Um Projeto... Uma proposta de Formação Humana muito além da sala de aula!

DATA sábado, 17 de dezembro de 2016

O Advento, para os Cristãos, é o período de espera, de expectativa pelo nascimento do Menino Jesus. Época de vivenciar o arrependimento e promover a fraternidade e a Paz. É, portanto, sem sombra de dúvidas, um momento propício ao desenvolvimento de projetos didático-pedagógicos que levem as crianças e adolescentes à refletirem sobre a importância destes valores humanos tão importantes e que devem pautar um proposta educativa com foco na qualidade.                

A Escola Cônego Fernando Passos é uma instituição de ensino cujo projeto educacional prioriza as relações humanas como desencadeadoras de todo um processo ensino-aprendizagem. “Procuramos elucidar que todo conhecimento produzido em sala de aula, só é válido se posto em prática em favor dos nossos semelhantes.” Afirma a Diretora Pedagógica Profª Sônia Maria Cavalcanti ao apresentar o PROJETO NOITE DA FAMÍLIA CÔNEGO (vivência anual bastante esperada no calendário escolar), sobre o qual também nos coloca: “A realização deste nosso projeto, sobretudo no período que antecede o Natal, fortifica os laços de respeito e cooperação, tão importantes na relação família-escola para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos nossos alunos.”

O Projeto, que encontra-se em sua segunda edição em 2016, com o tema: FAMÍLIA – Amor Infinitamente Sagrado, teve o seu ponto alto com a realização da NOITE DA FAMÍLIA, realizada intencionalmente no dia 25/11 - um dia após o DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS (24), marcando também o início do ADVENTO. “Na verdade temos um cronograma de atividades que não se limita a um único dia. Antes da NOITE DA FAMÍLIA em si, temos um período preparatório em que os estudantes buscam o cumprimento de 4 desafios. Procuramos estimulá-los nestes desafios à arrecadarem brinquedos para doação em comunidades carentes, à criarem uma mensagem natalina a ser exposta na Cidade por meio de uma faixa, à desenvolverem uma apresentação sobre o verdadeiro sentido do Natal e à produzirem com material reciclado itens para a decoração natalina da escola e de suas casas.” Afirma o Prof. Kadu Ferraz, um dos idealizadores do projeto.

É nítido, até mesmo nas imagens registradas, o envolvimento dos alunos e o empenho no cumprimento dos desafios propostos. Na arrecadação de brinquedos, por exemplo, a Escola conseguiu estimular as crianças premiando-as com o Certificado de Aluno Solidário, concedido àquele que conseguisse as fichinhas contendo as letras necessárias para formar a palavra NATAL. Neste caso, cada ficha com letra era concedida à criança em troca de um brinquedo em bom estado de conservação e em perfeito funcionamento.

A Apresentação Natalina proposta como um dos desafios, aconteceu de forma conjunta, envolvendo todas as turmas e seus respectivos professores, em um único teatro musical. Essa foi a forma que a equipe docente da escola encontrou de evitar competições desnecessárias entre os alunos no sentido de uma apresentação ‘ser melhor que a outra’. Com isso, todos os alunos torceram pelo sucesso coletivo, uma vez que cada turma tinha uma participação especial na peça intitulada “A Magia do Natal”. A apresentação foi um sucesso que encantou e prendeu a atenção do início ao fim de todos os familiares presentes para prestigiarem os alunos que se revelaram grandes atores e atrizes.

É interessante ainda destacar que na peça, foram levantadas temáticas recorrentes ao universo infantil, que muitas vezes enxerga no Natal uma oportunidade apenas de ganhar brinquedos e presentes, quando na verdade, conforme o exposto no enredo encenado, o mais importante desta festa está no NASCIMENTO DO MENINO JESUS, comemorado dentre tantas formas pertinentes a cada cultura, em nossa região com destaque para a manifestação cultural do PASTORIL, que foi representado por alunas da escola no desfecho da apresentação.

O resultado das atividades não poderia ser outro: contando com o protagonismo das crianças e adolescentes, tudo se revelou um absoluto sucesso do ponto de vista pedagógico e também artístico. O compartilhamento e postagem dos pais e próprios alunos nas redes sociais revelam o grau de satisfação não só com o projeto em si, mas principalmente com a proposta pedagógica da Escola como um todo. “Obrigado por poder representar esta escola grandiosa que nos acolheu com seus braços enormes e calorosos!” Comenta, no facebook, a mãe de alunos Liliane Barbosa que fez questão de acompanhada de seu esposo Paulo Neto expor pessoalmente no momento de realização do evento, sua experiência na escola desde o início da vida escolar de seus dois filhos, endossando tais vivências posteriormente com seu comentário na rede social.

IMAGENS DO EVENTO: https://www.facebook.com/pg/escolaconego/photos/?tab=album&album_id=1212647398823105 

OUTRAS MATÉRIAS

Direitos reservados à Escola Cônego Fernando Passos
Rua Vigário Joaquim Pinto, 105, Centro, Limoeiro/PE - CNPJ: 10.506.673/0001-71 - Fone: +81 3628.0286
Produzido pela Web Page Commerce © 2004-2017