Menu

Proposta Pedagógica


"A escola deve representar a vida presente. Tão Legal e vital para a criança como o que ela vive em casa, no bairro ou no pátio".
John Dewey

Cada escola aborda uma educação resultante de uma prática humana que é direcionada por uma determinada concepção teórica. A prática pedagógica está articulada por uma pedagogia, que nada mais é que uma concepção filosófica da educação. Essa concepção ordena os elementos que direcionam a prática educacional. A Escola Cônego Fernando Passos aborda a tendência progressista que parte de uma análise críticas das realidades sociais, embasada numa concepção de que a educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura e que a escola deve representar a vida presente, pois as atividades de aprendizagens devem ter significado e interesse para os alunos no momento em que se desenvolvem, e não ser justificadas apenas pela sua legada relevância para estudos futuros.

Entendemos o aluno enquanto um ser social, cultural e psicológico, situado histórico e geograficamente, em pleno processo de aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades sócio-afetivas, físicas e cognitivas.

Julgamos também importante explicitar a concepção de aprendizagem que, acreditamos, deve permear esse espaço educativo. Esse aluno constrói conhecimentos na interação com o meio sócio-cultural que o constitui e que por ele é constituído. Na escola, essas interações ocorrem entre os próprios alunos e destes com os educadores envolvidos na prática pedagógica. Nessa perspectiva, apoiadas nas concepções de Vygotsky, entendemos que o aprendizado favorece o desenvolvimento proximal do aprendiz. Isso significa levar em consideração toda a bagagem do aluno, o que ele já sabe e é capaz de fazer (zona de desenvolvimento real), possibilitando, a partir daí, a construção de novos conhecimentos. Para isso é necessário que as situações de aprendizagens tenham um sentido real para os alunos.

Toda essa complexidade de fatores se conjugam com novas discussões sobre aprendizagem (inteligências múltiplas, as funções neuropsicológicas), dando substância e direcionamento a nossa prática pedagógica. Ressalta-se que não se trata de técnica aplicada ao planejamento do cotidiano, mas, antes, de postura metodológica pautada pelas concepções supracitadas.

Direitos reservados à Escola Cônego Fernando Passos
Rua Vigário Joaquim Pinto, 105, Centro, Limoeiro/PE - CNPJ: 10.506.673/0001-71 - Fone: +81 3628.0286
Produzido pela Web Page Commerce © 2004-2017